top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnna

TRANSFORMAÇÃO SURPREENDENTE DE SALA COM LAREIRA

Esse apartamento fica em Curitiba e a moradora queria dar uma repaginada completa na sala. Tínhamos dois pontos de atenção importantes aqui: a lareira e os pets, importantes moradores da casa.

Vamos começar falando da lareira. Na situação existente, havia uma caixa que escondia a lareira, com a TV logo acima. Essa configuração, embora muito usada, não é prática e nem recomendável, pois o calor da lareira pode prejudicar os eletrônicos – particularmente não me agrada.


Além disso, esteticamente ficava muito carregado, pois um papel de parede com textura de pedra envolvia a caixa da lareira e um emaranhado de fios da TV ficava à vista. Veja na foto abaixo como era:

Ao quebrarmos essa caixa – surpresa! – havia uma bela coifa metálica preta, com detalhe em aço cortem. Decidimos dar um trato nela e a deixamos aparente. Para a base, como o piso da sala de jantar era em granito preto polido, seguimos nessa pedra, mas usamos o granito escovado, dando um aspecto mais rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado. Ficou incrível!

A moradora precisava de espaço para guardar coisas, então fizemos o móvel da TV separado, ao lado da lareira, com um módulo fechado embaixo e um semi-aberto em cima. Dessa forma, é possível esconder “baguncinhas” de um lado e deixar artigos mais decorativos do outro, resultando em um móvel leve e prático.


No fundo, viemos com um painel ripado, acompanhando o estilo que havíamos proposto para a sala de jantar – tem post falando dela aqui no blog. Esse ripado, acompanha o chanfro existente da arquitetura do prédio, sem chamar muita atenção.

Para fixar a TV, usamos um suporte articulado, que além de se adaptar bem a esse chanfro, possibilita que os moradores assistam TV da rede, também.

Agora vamos ao segundo desafio: os pets!

Precisávamos criar espaços agradáveis para gatos e cachorros, cada um com suas preferências.


Os gatos adoram ficar dentro de caixas e precisam se exercitar, subindo e descendo de alturas. Eles também amam contemplar a vista lá fora. Já os cachorros tem seu cantinho preferido na casa, aquele lugarzinho que eles gostam de ficar quietinhos – nesse caso era ao lado do sofá.

Gatos e cachorros soltam muito pelo... e fazem uma baguncinha, né?! (amamos!)

Desenhei esse móvel junto à janela, que serve de estante, armário e banco, um charme.

Os nichos abertos ficam à disposição dos gatinhos, que podem ficar lá dentro, como em caixinhas. Também podem subir no banco e ficar admirando a bela vista.


Já o cachorro, tem seu cantinho garantido ao lado do sofá, que foi reformado, revestido em um tecido de algodão, algo entre uma sarja e uma lona, muito resistente e fácil de limpar.

Para terminar, a decoração! O tapete redondo em sisal, é de um tamanho fácil de manusear e sacudir e junta menos pelo do que um tapete de... pelo. Ficou uma graça.


Outro ponto que sempre sugiro para quem tem pets, especialmente gatos, em casa, é de unir o útil ao agradável, fazendo de um brinquedo divertido para os felinos, parte da decoração.

Aqui os degraus na parede, fazem parte da decoração.

Eu amei esse projeto, totalmente online. Ele representa muito o que gosto de fazer: casas pensadas para os moradores, humanos ou não, viverem! Sim, não são casas sem vida, apenas bonitas na foto. São casas cheias de alegria e boas energias, com a cara dos donos.

Gostou dessa sala? Conte pra mim.


Aproveita e me segue lá no Instagram, onde tem sempre trago novidades e dicas para o seu lar.


Até o próximo post!

bottom of page