top of page
Buscar
  • Anna

UMA COZINHA DE SONHO: FOI AMPLIADA E FICOU MUITO MAIS PRÁTICA, ALÉM DE LINDA

Hoje vou começar a falar sobre essa reforma e ampliação de cozinha. Por que começar? Porque esse projeto rendeu muito assunto e merecerá continuações. Nesse post, darei uma geral no que rolou na reforma e nos próximos falarei sobre os detalhes. Vou contar tudo!

O casal de moradores desse gostoso apartamento, na Vila Madalena, em São Paulo, adora cozinhar. Ela, foi além e transformou a paixão por doces em negócios. A cozinha, que não era pequena, mas era antiga e nada funcional, precisava de uma reforma urgente.

Olha como era - juro que é no mesmo lugar!

Ao lado da cozinha, havia um antigo “quartinho de empregada”, que como acontece em muitas casas, já tinha virado depósito para guardar coisas úteis e outras nem tanto. Uma das minhas missões foi incorporar esse cômodo à cozinha, ampliando-a e transformando esse espaço na área de refeições da casa.


Como se trata de um prédio antigo, tivemos muito cuidado para avaliar onde poderíamos abrir. E abrimos bem! Sugeri destacar as vigas, pintando-as na cor do concreto. O piso do quartinho era de taco de madeira e mantive parte dele, que recebeu tratamento e deixou a área da copa mais chique e aconchegante.


O armário de demolição já existia e criamos um espaço para acomodá-lo. Ao lado um armário piso-teto guarda as “coisas úteis”, citadas acima, que estavam no depósito. Para fechar o ambiente, lambri de madeira e um lustre com "cara de sala". Perfeito para um cafezinho com cookies, especialidade da dona!

Havia uma janela entre a cozinha e a área de serviço. Aumentamos esse vão e separamos os ambientes com meus amados cobogós (e para minha sorte, amados pelos clientes também). Essa solução, além de muito charmosa, deixa a luz e ventilação entrarem de forma permanente e disfarçam o varal da área de serviço. Aliás reformamos a área de serviço também, já que eliminamos a porta, então ficou tudo integrado.

Como não temos mais parede atrás do fogão, será usada uma coifa de ilha, sobre o fogão, presa ao teto, a ser instalada ainda.

O piso todo em porcelanato em tom de cinza, traz modernidade, conversa com as vigas aparentes e cria uma base mais neutra para reinar o azul!


Os clientes gostam de cor e eu também. O azul foi a escolha perfeita, pois principalmente em tom mais escuro, fica elegante e é uma cor difícil de enjoar. Para não pesar, usamos apenas em alguns móveis, inclusive em um que foi reformado. Esse projeto teve bastante reaproveitamento, mas esse é um dos assuntos que merece um post exclusivo – voltaremos a falar.

Como eu disse, tem muita coisa para falar sobre essa reforma, vou fazer outros posts contando mais detalhes e soluções. Até o banheirinho de serviço entrou na dança e virou um charmoso lavabo – um dos assuntos para outro post.


Antes de encerrar, quero chamar a atenção para a porta da cozinha. Desenhei um modelo de correr com vidros incolores. Assim, a porta fica fechada quando necessário, mas a cozinha está sempre a mostra. Afinal, para que esconder um espaço tão lindo, não é mesmo?

(E esse piso da sala, existente? Meu coração até disparou quando vi essa maravilha!)


Para não perder os próximos posts, já se cadastra nesse site, assim você será avisado quando um post novo entrar no ar. Te convido ainda a me seguir no Instagram e no YouTube. Estou me empenhando cada vez mais, em trazer o melhor conteúdo sobre arquitetura e decoração para você.


Até o próximo post!

bottom of page