top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnna

UMA CASA PARA RELAXAR E RECEBER AMIGOS, TOTALMENTE INTEGRADA COM A NATUREZA AO REDOR

Essa casa é um dos projetos mais especiais para mim. Claro que todos os projetos são especiais, independentemente do tamanho. Mas, esse tem um gosto especial pelo momento e pela experiência.

Eu era formada há pouco tempo, mas já tinha alguma experiência em projetos residenciais. Trabalhava há alguns anos em um escritório de arquitetura muito legal e já havia projetado por conta própria uma casa, mas que acabou não saindo do papel.

Então, uma grande amiga minha, a arquiteta Katia Negrini, formada há menos tempo ainda do que eu, me chamou para entrar nesse projeto com ela. Eu aceitei na hora, claro.

Era um casal que morava com os filhos em São Paulo e comprou um terreno em um condomínio próximo à capital, para construir uma casa e relaxar nos fins de semana e férias. Nos pediram uma casa ampla, gostosa, com espaço para receber familiares e amigos.

O nível da rua era bem mais baixo do que o do resto do terreno e havia muita natureza em volta. Tiramos partido dessa vista, abrindo janelas e portas de vidro em todos os lugares possíveis. Entrava assim muita luz natural e a natureza fazia parte da decoração do interior. Aproveitamos a área da escada, posicionada na fachada frontal e colocamos 2 panos de vidro enormes, inundando a casa com a luz do sol e a integrando com a paisagem.

Na parte de trás, abrimos portas pivotantes que integravam completamente a área interna com a externa, onde ficavam a piscina e ao fundo do terreno, a churrasqueira.

Criamos varandas em todos os cantos, mas não eram ambientes separados da casa, pois tudo se integrava através das aberturas das grandes portas.

Enfim, uma casa gostosa, para usar mesmo, para curtir momentos tranquilos com pessoas especiais e relaxar.

Mesmo com nossa pouca experiência na época, eu e Katia demos conta de todos os desafios. Acompanhamos a obra, elaboramos todos os projetos necessários e conseguimos juntas, fazer um belo projeto.

Tanto que, até hoje, com muita experiência na bagagem, esse é um projeto que gosto muito de mostrar e vejo soluções muito bem pensadas, que inclusive, ainda me servem de referência.

Pessoalmente, me identifico muito com a proposta dessa casa: simples, confortável e com muita integração com a natureza.


Por isso tudo, escolhi esse projeto para inaugurar essa seção do site, onde passarei a contar as histórias de alguns dos meus projetos.


Até o próximo!


bottom of page