top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnna

LADRILHO HIDRÁULICO DANDO CARA DE FAZENDA PARA ESSE BANHEIRO URBANO

Esse banheiro fica em um apartamento antigo no centro de Belo Horizonte, daqueles com espaços amplos. Quando a cliente decidiu reformar o banheiro e praticamente me deu “carta branca”, foi uma festa.

Embora localizado em uma importante capital, a primeira coisa que me veio a mente foi o acolhimento mineiro. O projeto pedia algo que trouxesse a sensação de casa gostosa, algo de fazenda, mas, ao mesmo tempo, contemporâneo, afinal a intenção da reforma era modernizar o espaço.


Eu já queria utilizar ladrilho hidráulico em algum projeto há um tempo, mas por ser algo bem específico, precisava ser em um projeto que combinasse com sua característica artesanal. Propus e cliente aceitou a ideia.

Escolhemos um modelo decorado, porém com cores neutras, para não pesar e não enjoar logo. Para o box, o fornecedor não recomendou o uso do ladrilho, pois daria muita manutenção, já que é uma área diretamente molhada. Buscamos então, um porcelanato com acabamento natural, no mesmo tom do ladrilho para essa área.


Para criar um contraste com esse ladrilho mais tradicional, mas deixá-lo brilhar, fomos de cerâmica branca retangular nas paredes e tampo em quartzo branco com cuba de apoio. Ao invés do frontão tradicional, na mesma pedra do tampo, usamos a própria cerâmica. Fica diferente e muito charmoso.

Para completar o cenário “aconchego”, madeira no gabinete e nas prateleiras e cestos de palha para roupa suja e toalhas.


Importante salientar que o ladrilho hidráulico é um produto artesanal. Sendo assim, podem acontecer algumas alterações de cor entre as peças, algo que não ocorre com produtos industrializados. Também é importante seguir à risca as recomendações do fabricante na hora da instalação, ou até, buscar mão de obra especializada.

Eu amei o resultado, ficou um banheiro muito charmoso, com jeitinho mineiro, porém moderno e prático. Deixo aqui embaixo, uma foto de como ele era. Mudou bastante, não é mesmo?

Ah, esse projeto rolou totalmente online! A cliente me mandou as medidas e fotos do banheiro original e fizemos nossas reuniões via videoconferência. Todo o suporte foi dado online, por whatsapp ou telefone.

Essa modalidade à distância tem crescido muito, a tecnologia nos permite essas possibilidades e eu, como arquiteta, adoro a ideia de trabalhar com outros cantinhos do Brasil, conhecendo suas características e as transformando em projetos bacanas.


Para não perder os próximos posts, já se cadastra nesse site, assim você é avisado quando um post novo entra no ar. Estou lá no Instagram também, com muita dica boa para a sua casa, mais sobre os projetos, o dia a dia desta arquiteta e muito conteúdo imperdível sobre arquitetura e decoração.


Até o próximo post!

bottom of page