top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnna

DICAS VALIOSAS PARA VOCÊ TRANSFORMAR UMA COZINHA COMPACTA EM UM ESPAÇO PRÁTICO E ENCANTADOR

Esse post é pra você que acha sua cozinha pequena. Eu sempre digo que os espaços, muitas vezes, não são pequenos. Basta saber aproveitar cada cantinho e utilizar estratégias para dar a sensação de amplitude.

Nessa reforma de cozinha e área de serviço, eu usei algumas dessas estratégias e olha só o resultado!

Vamos começar pela escolha das cores e revestimentos.

Em espaços pequenos, a clássica frase do arquiteto Mies Van de Rohe – “menos é mais” – cai muito bem. Se você encher um espaço pequeno de informações como, muitos revestimentos, cores escuras e fortes ou muito desenho, a sensação será de um ambiente menor ainda, acanhado.


Opte por revestimentos claros e cores neutras. Então, sobre essa base, você vai dando seus toques de charme. Um nicho em madeira. Um revestimento diferente em uma pequena área da parede.

Aqui, usamos piso porcelanato em cinza, armários predominantemente brancos, bancada da pia em quartzo branco e destacamos a área da bancada de refeições e do nicho com madeira, trazendo aquele aconchego gostoso de “cozinha de casa”.

Vamos aproveitar o gancho e falar sobre nichos?

Essas peças são como caixas com a frente aberta. Quando posicionados acima das bancadas, à alturas mais altas, são ótimos para ganhar espaço.

Veja que a área da bancada de refeições ficou livre e os forninhos estão ao alcance das mãos. Além de práticos, os nichos são altamente decorativos e uma charmosa opção às prateleiras.


Se você tem uma cozinha compacta e um pedacinho de parede livre, aproveite para colocar um armário do piso ao teto. Você poderá guardar panelas, eletrodomésticos menores ou usar como despensa. Cantinhos valiosos.

Por fim, demos outro toque de charme com o revestimento da Portobello, todo desenhado sobre a bancada da pia. Como ele tem muita informação, o segredo é não exagerar. Esse tipo de revestimento decorativo é perfeito para usar no espaço da parede entre a bancada da pia e o armário superior. Com uma base neutra como essa, você pode até colocar cor nessa área, se quiser.


Se você não tiver armário, coloque-o até uma determinada altura e pode até arrematar com uma prateleira rasinha. Mesmo se deixar sem nada no topo, a dica é não colocar até o teto, para não pesar. Fora que, esses revestimentos costumam ser mais caros e só de colocar em uma parte da parede já vai dar um efeito bem charmoso no ambiente.

Para terminar, uma última dica, que também vai te fazer economizar: não precisa colocar revestimento em todas as paredes. Esqueça, isso não se usa mais e, a não ser que sua família seja a turma da fritura – hábito não lá muito saudável – você pode priorizar apenas áreas próximas ao fogão e pia e, no caso da área de serviço, atrás do tanque.

No resto, deixe pintura mesmo. Utilize tinta acrílica, resistente à umidade e arremate o piso com um rodapé. Na área de serviço, use o mesmo piso e dê a sensação de um ambiente maior, ao invés de dois ambientes pequenos.


Olha o tanto de dicas que rendeu uma simples reforma de cozinha?!

Continue me acompanhando, que a cada novo projeto, eu compartilho mais dicas para você implementar aí na sua casa.


Até o próximo post!

bottom of page