top of page
Buscar
  • Anna

COZINHA E LAVANDERIA INTEGRADAS? VEJA QUAIS AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS

Integrar cozinha com lavanderia é uma forma interessante de otimizar o espaço e trazer mais praticidade para o dia a dia. Mas calma, será que é mais prático? Será que economiza espaço mesmo?

Nesse post, eu mostro uma bela cozinha integrada com área de serviço, que fizemos para um apartamento em São Paulo e aponto os pontos positivos e negativos dessa solução.

Primeiramente, vou falar desse projeto. Havia ali uma parede com porta de correr, dividindo cozinha e lavanderia. Essa configuração é bem comum nesse tipo de apartamento, onde a cozinha é iluminada através da janela da área de serviço.


Hum, já pegamos uma vantagem aí! A partir do momento em que demolimos essa parede e eliminamos a porta, a ventilação e iluminação naturais, adentraram livremente na cozinha, deixando o ambiente muito mais agradável.

Escolhemos o mesmo tampo para cozinha e área de serviço, em quartzo branco, formando uma bancada única. Assim, o design ficou clean e concentramos todos os equipamentos do mesmo lado, liberando a circulação do outro lado.

Opa! Segunda vantagem: economia e otimização do espaço.

Já que estamos falando de vantagens, vamos seguir com outra importante: economia de dinheiro na reforma. Com a eliminação de uma parede, gastamos menos com revestimento, não precisamos da porta de correr e podemos continuar com o mesmo piso, sem interrupções, acarretando em menos perda e mais economia, claro.


Mas tem as desvantagens também e acho que aí, vai depender muito do estilo de vida do morador. Se você é do tipo que faz muita fritura ou cozinha comidas muito condimentadas, com cheiro forte, essa solução pode não te atender, já que o cheiro pode impregnar nas roupas que costumamos deixar nos varais.


A lavanderia a mostra, pode ser um problema para pessoas que juntam muita coisa - vulgo, tralhas, com todo o respeito as suas coisas :)

Mas há truques para deixá-la sempre organizada. Olha a planta do projeto, abaixo.

A gente demoliu um banheirinho de serviço e o transformou num anexo da lavanderia, onde posicionamos o varal. Assim, as roupas penduradas não ficam expostas na cozinha e a gente ganha um cantinho para as ... tralhas.


Pense em armários fechados onde for possível, mas cuidado para não exagerar e atravancar a lavanderia, perdendo a sensação de mais espaço, que foi, justamente, uma das vantagens.

A gente fez um armário sob a bancada do tanque, um superior para guardar coisas de menos uso e um no anexo, onde era o banheirinho antigo.

Para o espaço ficar harmônico, se atente aos modelos dos eletrodomésticos e torneiras do tanque e da pia, de forma que combinem - se forem da mesma linha, melhor ainda.


Para essa solução de tampo sobre a máquina, ela precisa ser daquele modelo que abre pela frente. Veja a importância do planejamento: se você comprou a lavadora da promoção, na Black Friday, sem pensar, mas tinha a ideia de fazer esse tampo contínuo, ou não vai rolar ou você terá que comprar outra lavadora...planeje sempre!

Para o tanque, eu gosto muito de usar os modelos embutidos em inox. Acho que tem um preço bacana, são leves e compõem muito bem com a cuba em inox da cozinha.

Bem, tivemos mais vantagens por aqui né?! Eu gosto muito dessa integração, especialmente em espaços mais compactos, mas como disse, depende muito do estilo de vida do morador.

Uma última vantagem que eu amo: essa configuração é uma ótima oportunidade para a gente usar um elemento vazado, para dar uma delimitada sutil, como esses cobogós esmaltados que usamos aqui. Muito charmoso, adoro!

E aí, você acha que essa solução funciona pra você, ou prefere algo mais tradicional com cada ambiente no seu canto, separadinho?


Conta pra mim, pode ser aqui nos comentários ou lá no meu Instagram. Vou adorar saber!

Nos posts anteriores tem mais dicas e projetos meus. Se não quiser perder nada, se inscreve aqui no site, para ser avisado dos próximos posts.


Até o próximo post!


bottom of page