top of page
Buscar
  • Anna

BUSCA UM DESIGN ACONCHEGANTE? DÁ UMA OLHADA NESSE QUARTO

O quarto é onde descansamos e retomamos as energias e nada mais gostoso do que aquela sensação de acolhimento e conforto. Esse projeto traz muito dessa sensação e nesse post eu vou comentar sobre algumas estratégias que usamos para atingi-la e ainda trazer charme para o espaço.

Vamos começar pelos acabamentos? A madeira é o material que mais traz a ideia de aconchego, concorda? Ela aquece e com sua textura e nuances em tons quentes, contribui muito para trazer conforto, especialmente em climas mais fresquinhos.


Por outro lado, madeira em excesso pode cansar, pesar um pouco a estética. Por isso, gosto muito de misturar superfícies lisas, como o branco, com amadeiradas. Aqui, os armários ficaram brancos e a cabeceira e mesinhas no amadeirado.

Para trazer charme aos espaços, uma estratégia que uso bastante, é brincar com os padrões da marcenaria. Ao invés de um quarto todo "combinadinho", eu brinquei com as possibilidades que a madeira nos proporciona: frisos no armário e ripado na cabeceira.

Note que, o armário e a cabeceira diferem no acabamento, na cor e nos detalhes, mas mesmo assim, o conjunto continua harmônico.


Tiro duas dicas disso: a primeira é que um acabamento é neutro (BP branco) e o outro é madeirado. Como o madeirado já chama atenção, mantive esse mesmo padrão nas mesinhas e compus com um acabamento neutro, no armário. Segunda dica: para o armário, o detalhe do friso é sutil e elegante. Um detalhe mesmo. De novo, não há briga entre os acabamentos, já que o ripado da cabeceira e da mesinha chama mais atenção.

Aliás, vamos falar sobre as mesinhas de cabeceira. Comentei alguns parágrafos acima sobre o "combinadinho". O que é isso? Quando tudo vira um conjuntinho, ou seja, a mesinha tem a mesma cara da cama, que tem a mesma cara do armário...fica monótono e sem muita personalidade.


Por isso, gosto da ideia de brincar com elementos que, teoricamente, seriam iguais, como as mesinhas ao lado da cama. Porém, para manter uma certa simetria, desenhei as mesinhas com o mesmo tamanho, acabamento e linguagem, mas... diferentes. As mesinhas foram fabricadas sob medida em marcenaria, assim como a cabeceira e armários.

Por fim, quando falamos de quartos, a iluminação é determinante para o aconchego que buscamos. Tenha sempre uma iluminação central e pelo menos outra, secundária. Se o seu espaço tiver forro de gesso, você pode usar embutidos com circuitos diferentes ou sancas, Porém, se o seu caso for o mesmo do nosso projeto aqui, sem forro, um simples abajur resolve. Na hora de se deitar, deixe apenas essa luz secundária e... relaxe.


Olha quanta dica saiu apenas de um quarto! E deixo uma dica extra de decoração: misture texturas, escolha uma paleta e brinque com cores, faça uso de almofadas e mantas. Itens decorativos trazem aquele toque final charmoso e tem a mesma importância da arquitetura de interiores.


Cadastre-se aqui nesse site para saber quando tem post novo, me siga no Instagram @annabodra e visite meu canal no YouTube “Anna Bodra”. Tudo isso para te trazer muito conteúdo sobre arquitetura e decoração.


Até o próximo post!

bottom of page