top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnna

BANHEIRO PEQUENO MODERNO E SOFISTICADO

Banheiros pequenos são muito comuns, especialmente em apartamentos. Para nós, arquitetos, é sempre desafiador um projeto de reforma desses ambientes.

Como deixar o banheiro confortável, sem fazer usos de soluções batidas, e antiquadas, como chanfros e cantos arredondados? Como deixá-los interessantes e modernos?

Reformamos completamente esse banheiro, que serve como lavabo e banheiro de hóspedes, mas sem mexer na posição da bacia sanitária, da pia e do chuveiro.

Primeira dica que deixo aqui: em espaços pequenos, menos é mais. Excesso de informações deixa o ambiente poluído e dá a sensação de parecer menor. Ainda mais em casos como esse, em que não temos luz natural direta.

Por isso, optamos por usar um piso acinzentado, neutro e elegante, que serviu também como revestimento do box. Revestimos apenas essas paredes dentro do box, deixando o restante apenas com pintura acrílica, uma solução que além de deixar o espaço leve, é mais econômica.


Projetamos uma cuba em pedra, no Branco Prime. A vantagem de investir em uma cuba sob medida, como a expressão já diz, é que ela fica exatamente na medida que temos disponível. Essa alternativa é ótima, pois é difícil encontrar no mercado peças interessantes, com design bacana para espaços reduzidos (alô fabricantes de louças #ficaadica).

Para dar o toque final em espaços reduzidos, deixo outra dica infalível: iluminação decorativa. Arandelas são super charmosas, além de funcionarem muito bem ao lado de espelhos. O legal é que há uma infinidade de estilos, desde peças vintage até luminárias super modernas.


Aqui quisemos seguir o estilo minimalista-chique do projeto, por isso, escolhemos essa arandela “bafo” da Interpam. Amei a elegância dessa peça e ela compôs perfeitamente com o espelho comprido, também executado sob medida, alongando a parede.

Olha esse antes e depois:

Dica final: pense em cores claras, principalmente quando houver pouca iluminação natural. Aqui, optamos por um cinza clarinho nas paredes e forro branco, com spots simples para destacar a arandela.

Espero que esse post tenha te inspirado e ajudado a pensar nas soluções para o seu banheiro pequeno. Espaços pequenos podem e devem ser sofisticados e interessantes, como provamos aqui!


Para mais dicas e inspirações, navegue pelos posts anteriores do blog, todos com projetos nossos. O Instagram do Estúdio Anna Bodra também é recheado de dicas e novidades sobre design e decoração. Me siga por lá!


Até o próximo post!

bottom of page