top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnna

A DEFINIÇÃO DO QUE É UM LAR COM A CARA DO MORADOR... NESSE CASO, DA MORADORA

Fui chamada para fazer um projeto de marcenaria completo para esse apartamento.

Trata-se de um studio, ou seja, sala, cozinha e quarto são todos integrados, sem divisões por paredes e portas. A cliente me pediu para criar algo que dividisse a área do quarto, da área da sala. Queria manter essa característica de integração, porém com um pouco mais de privacidade na área do dormitório.

A dona do apartamento é uma pessoa moderna, irreverente e queria algo diferente e criativo. "Diferente e criativo"... eis as palavras que uma arquiteta adora ouvir na hora de pegar o “briefing” do projeto!


Fizemos o armário para roupas na área do quarto, com espelho na lateral, e criamos uma estante com nichos vazados e uma caixa giratória para a TV, entre a sala e o quarto. A estante delimita o espaço entre o social e o íntimo, mas os nichos vazados, mantém a integração entre os ambientes.

A TV giratória, possibilita que a moradora a assista tanto do sofá, como da cama, de forma igualmente confortável. Por ser uma caixa, onde a TV fica embutida, a parte posterior não prejudica o visual da área voltada ao fundo da TV. Aliás, essa é uma dica: preste sempre atenção ao fundo dos seus móveis, quando eles forem aparecer, por exemplo, no caso de um armário baixo que divida espaços.


Um tubo atrás da TV, embutido na caixa, abriga os fios, que ficam escondidinhos, sem serem vistos na parte do fundo. As tomadas ficam no piso e os fios correm todos por dentro do móvel. Detalhes importantíssimos em projetos flexíveis como esse, onde tudo deve funcionar, em variadas situações.


A criatividade do projeto fica evidente no conceito de caixas empilhadas. Tanto nessa estante, como no móvel que serve de home office, criei nichos de tamanhos, alturas e disposições variadas, como se fossem caixas soltas, umas sobre as outras.


E o armário do quarto, é claro que não poderia ser um armário basiquinho, concorda? Fizemos dois módulos, um para cabides e outro com nichos e gavetas, porém com uma única porta de correr. Assim, os nichos e gavetas com linhas desencontradas, ficam a mostra, dando um toque divertido também a esse ambiente.

Esse é o tipo de projeto que não poderia ser apresentado para qualquer pessoa, foi pensado totalmente sob medida para essa cliente, que deu muita liberdade para a arquiteta deixar fluir a criatividade, mas sem perder de vista a praticidade e a unidade do conjunto.


As marcenarias conversam perfeitamente, mas não são repetitivas. E isso só foi possível devido a um conceito bem pensado, que serviu de base para os desenhos de todos os móveis.

A casa é um meio de transmitir mensagens e mostra muito sobre a nossa personalidade.

Se você entrasse nesse apartamento, esperaria encontrar um morador careta ou monótono?


Até o próximo post!

bottom of page