O desafio era acomodar em um só espaço duas pessoas trabalhando e uma criança assistindo TV. Tudo isso de forma elegante e charmosa, já que esse espaço ficaria visível para quem estivesse na sala de estar.
Nesse post, conto como resolvemos tudo isso e com um ótimo resultado
Vamos começar pelo office. Como ele daria direto para a sala, tivemos a preocupação de criar um ambiente que se integrasse ao estar. Por isso, escolhemos o acabamento madeirado para trazer um ar de aconchego.
Como o espaço era reduzido, criamos uma única bancada que, além da função de trabalho, serviria como móvel para a TV. Aproveitamos o espaço embaixo da TV para criar um bom armário, que serve de apoio para o material de trabalho, inclusive para guardar notebooks, ao fim do expediente, se quiser.
Nesse tipo de espaço integrado com a sala é muito importante manter tudo o mais organizado possível.
Para que a decoração atendesse literalmente ao conceito de "escritório em casa", ou seja, com cara de casa, optamos por um modelo de cadeira estofada, porém giratória. Escolhemos uma cadeira confortável para o trabalho, mas que não tivesse aquela cara muito de "escritório", casando melhor com o decor do apartamento.
Nas prateleiras, intercalamos livros com objetos decorativos, transformando o espaço em um ambiente agradável para que as pessoas passem várias horas trabalhando tranquilamente.
Aliás, essa é uma dica legal para decorar prateleiras: ir criando cheios e vazios, objetos maiores com menores e intercalando com livros. Assim você dá movimento à composição e deixa o ambiente mais leve.
Agora a parte da TV. Precisávamos de um sofá confortável para assistir TV, mas também compacto. Escolhemos um sofá modular e ficou perfeito.
A vantagem desse tipo de sofá é que ele é muito versátil: você pode comprar módulos com braço ou sem. E ainda pudemos brincar com os acabamentos, escolhendo um tecido para a base e outro para as almofadas. Ficou muito gostoso e charmoso.
Complementamos a decoração com um tapete fofinho e pufes que servem como apoio para esticar as pernas.
Agora vamos falar sobre a porta.
Em alguns momentos, os moradores precisavam fazer reuniões por videoconferência, necessitando de mais tranquilidade. Por isso, aproveitamos o vão existente entre a sala e o novo escritório e fizemos uma porta de correr única.
Na maior parte do tempo, ela fica aberta, acomodada atrás do sofá. Mas quando necessário, basta puxa-la pela cava e pronto, separamos os ambientes.
A ideia era que ela não chamasse muita atenção mesmo, então usamos o mesmo acabamento cinza das molduras existentes e fizemos uma discreta cava para abrir e fechar.
Gostou dessas soluções? Veja que quando você pensa nos ambientes de forma integrada você acaba até ampliando-os. Aqui, o escritório se incorporou à sala de estar, trazendo também amplitude ao ambiente existente.
E por hoje é isso! Aqui no blog eu trago todos os detalhes dos projetos do nosso Estúdio e ainda dou muitas dicas. Dê uma navegada pelos posts anteriores e me siga no Instagram.
Estou sempre lá dando dicas e contando tudo sobre os nossos projetos.
Até o próximo post!
Comments